terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Álbuns de Figurinhas (N º 1) - Os Cavaleiros do Zodíaco (1995)

Capa do Álbum
          Não existe infância sem uma coleção, sem guardar coisas, sem um álbum de figurinhas. É parte especial da vida de uma criança, de um adolescente e até de adultos. O álbum de figurinhas é um Livro Ilustrado para recordar, para guardar suas lembranças, a lembrança de alguma coisa que é ou era especial para você na época.
            Pra quem não sabia, agora sabe, a idéia das figurinhas surgiu na França, em 1867 em exposições, com temas separados em partes da exposição. O álbum veio depois, com a proposta de completar a coleção de algum tema escolhido. Já no final do século XIX em 1985 eles vieram parar no Brasil. Mas foi a partir da década de 30 que os álbuns começaram a se popularizar.
           Nessa época os primeiros álbuns eram sobre futebol. Também surgiram as expressões "figurinha fácil" e "trocar figurinha" (conversar). Na década de 70 surgiram as figurinhas auto-colantes que popularizaram ainda mais e fizeram dessa "indústria" ainda maior.
              O álbum de figurinha é algo bastante inteligente para quem o cria, já que é um Livro Ilustrado que vem com várias figurinhas, hoje em dia auto-colantes em pacotes que vão de 3 à 5 figurinhas. E para desespero de nossos pais, esse é o maior problema, pois o que mais acontece são as figurinhas repetidas quando você as compra na banca de jornais. E para tentar completar o álbum, você compra mais e mais pacotes, e haja dinheiro dos pais...rs
           Para resolver esse pequeno "problema", você tem que tentar trocar com alguém que tenha figurinhas repetidas também ou tentar jogar "bafo bafo" para conquistar a figurinha. Mesmo assim sempre foi díficil completar o álbum, porque as últimas figurinhas eram quase impossíveis de serem encontradas e tinham aquelas especiais que você nunca encontrava...rs.
              Esse é o primeiro post sobre álbuns de figurinhas, então eu trouxe uma breve explicação para vocês. Nesse post então está um dos álbuns de grande sucesso dos anos 90.
             Malandramente, a editora sempre escolhe um tema que é muito falado, está com grande audiência na mídia, uma série de tv, um desenho, ou um tema que pode render bastante compradores, geralmente temas para crianças ou adolescentes. Em 1995, um deles escolheu "Os Cavaleiros do Zodíaco".
        Com imenso sucesso na antiga e extinta Rede Manchete, o desenho era unanimidade entre as crianças, principalmente entre os meninos e se tornou febre em 1994. E com ele veio o primeiro Livro Ilustrado com os também chamados cromos auto-colantes. Era dar a hora do recreio e formava uma rodinha de meninos trocando figurinhas.
               Para matar a saudade da galera, abaixo estou postando algumas das páginas do álbum. E você já teve esse álbum ? ainda está guardado por aí ? Você conseguiu completá-lo ?

Então dá uma olhada:



























          Pra quem ainda curte álbuns de figurinhas e/ou seus filhos já tem álbuns e não conseguem completá-los. Achei um website interessante que você pode trocar figurinhas repetidas, segue o endereço: www.trocafigurinhas.com
          Espero que vocês tenham gostado mais uma vez e continuem com a gente. Mas também espero que vocês contribuam. Afinal, álbum é algo bem díficil de conseguir. Então se você ainda tem algum álbum guardado, digitalize ele pra gente, para que a gente possa compartilhar publicando no blog. Um abraço galera !!!

Um comentário:

TC6BC7S6ZMHP