sábado, 14 de janeiro de 2012

O Fantástico Jaspion... O Super Herói mais maneiro da antiga Rede Manchete...

   
O Fantástico Jaspion

           Esse Super Herói virou mito, virou lenda. Estamos falando do Jaspion. Quem teve a oportunidade de assistir na antiga Rede Manchete e depois na TV record tem grandes recordações de infância. Não tem como deixar Jaspion de fora de uma das maiores lembranças da Nossa Infância super feliz. 
Jaspion
Jaspion e Anri
     










            Jaspion era uma série da televisão japonesa e passava na extinta Rede Manchete e fazia uma dupla com o grupo de Super Heróis Changeman no horário do também famoso e saudoso Clube da Criança, ficou de 1988 até 1994, depois em 1996 foi apresentado na TV Record. Foi uma série que fez muito sucesso, iniciou uma febre nacional no gênero "Tokusatsu" junto com o Changeman, mesmo depois de sucessos anteriores do gênero como: National Kid e Ultraman. Gênero "Tokusatsu" é um gênero conhecido por ter efeitos especiais de qualquer tipo, isso enquadrou vários dos Super Heróis japoneses que foram produzidos na época.
            Jaspion ou "Kyojuu Tokusou Jaspion" em japonês pertencia a franquia de heróis Metal Heros e foi produzida pela Toei Company que também produziu outros grandes sucessos tanto desse gênero como dos famosos animes. Inclusive o segundo Jaspion que para o Brasil veio como Spielvan ou VR Troppers.
Daileon
Anri e Miya
          








                  
Jaspion e Anri
Jaspion foi criado no planeta Edin, pelo profeta Edin desde pequeno quando sobreviveu a uma queda de uma nave nesse planeta, acidente que matou seus pais. Jaspion foi escolhido para achar a bíblia galáctica e proteger a terra do Império de Satan Ghost, seu maior inimigo e pai de Macgaren. Ele recebe a ajuda da andróide Anri e em uma visita a um planeta salva a alienígena Myia que o acompanha na famosa nave Daileon que pode se transformar em Robô Gigante, chamado por Jaspion de Gigante Guerreiro Daileon.


Alguns dos personagens mais conhecidos e seus respectivos atores japoneses:
  • Jaspion  (Hikaru Kurosaki)
  • Edin  (Noboru Nakaya)
  • Anri  (Kiyomi Tsukada)
  • Miya  (Atsuko Koganezawa)
  • Macgaren  (Junichi Haruta)
  • Satan Ghost  (Unchou Ishizuka)
  • Boomerman  (Hiroshi Watari)
  • Professor Nambara  (Isao Sasaki)
  • Kanoko Nambara   (Kiyomi Sone)
  • Kenta Nambara  (Daisuke Yamashita)
  • Kumiko  (Miki Takahashi)
  • Hiroshi  (Hayato Komori)
  • Mika  (Akane Kudo)
  • Purima  (Misa Nirei)
  • Gyoru  (Kei Aman)
  • Iki  (Toschimichi Takahashi)
  • Zampa   (Daigaku Sekine)
  • Bruxa Kiiza  (Atsuko Takahata)
  • Rainha Kiimaza  (Yukie Kagawa)
  • Koko  (Hirokatsu Ano)
Satan Ghost
Macgaren





            





Jaspion e Daileon
Uma frase narrativa que sempre se repete principalmente no começo da série é quando aparece o seu maior inimigo Satan Ghost: "Satan Ghost tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis". Jaspion enfrenta diversos inimigos e em quase todos os episódios Satan Ghost transforma um ser em um monstro, e Jaspion é obrigado a chamar por Daileon.


Alan Moto Space
Gaibin Jet
Além de Daileon usado para combater monstros gigantes, Jaspion possuía diversos equipamentos, como por exemplo sua armadura de Metaltex que possui sensor óptico permitindo visão raio-x, super velocidade e super força. Ele também possui uma arma chamada Turbo Magnum e uma espada chamada Spadium Laser. A armadura do Macgaren é feita do mesmo material do Jaspion, o Metaltex.



Gaibin Tank
 Em muitas das aventuras Jaspion se utiliza de sua moto, a Alan Moto Space, principalmente em perseguições contra Macgaren. Em alguns situações ele utiliza o Gaibin Tank para investigar o subterrâneo ou ainda para fazer ataques surpresas aos monstros gigantes. Em outras situações ele se utiliza do Gaibin Jet, uma pequena nave que é acoplada ao Gaibin Tank.        


Carro de Jaspion
Daileon em formato Nave
 Além tudo isso Jaspion ainda possui um carro normal para andar pelas cidades e viver como um ser humano comum. E quando não está transformado Daileon é apenas uma nave que fica planando entre a Terra e o Espaço, ela também transporta a Alan Moto Space e o Gaibin. E também serve de moradia para Jaspion, Anri e Miya.
  



Para matar a saudade, segue vídeo de abertura da série:


E também o vídeo de encerramento:



Curiosidades:

  • "Hikaru Kurosaki", o ator japonês que interpretou Jaspion, parou sua carreira artística e seguiu como instrutor de mergulho em Okinawa.
  • O dublador de voz de Jaspion no Brasil foi Carlos Takeshi. Takeshi fez algumas participações em novelas da Globo, mas se popularizou por apresentar o Infoshop no Canal Shoptime.
  • A moto de Jaspion tem o logotipo da Suzuki.
  • Jaspion veio do inglês Juspion que é uma aglutinação das palavras Justice e Champion, foi uma adaptação para o Brasil.


Apesar de muita gente não achar, a trilha sonora de Jaspion é excelente. Quase todas as composições são instrumentais com apenas algumas exceções com vocal. Ouvindo em separado você identifica os momentos da série em que a trilha toca. Além disso percebe-se o quanto uma trilha sonora faz falta e sem ela fica quase um série muda, sem vida. Para quem quiser ouvir a trilha sonora, segue abaixo os links para download, são duas trilhas diferentes, uma complementa a outra:

Trilha Sonora 1
Trilha Sonora 2

Pra quem ficou com saudade dessa série de muito sucesso e que marcou uma geração de fãs no Brasil, abaixo tem o link de cada episódio. E como recomendado em post anterior, para facilitar o download utilize o JDownloader, basta copiar cada link, segue os links:

Episódio 1     Episódio 2     Episódio 3     Episódio 4     Episódio 5
Episódio 6     Episódio 7     Episódio 8     Episódio 9     Episódio 10
Episódio 11   Episódio 12   Episódio 13   Episódio 14   Episódio 15
Episódio 16   Episódio 17   Episódio 18   Episódio 19   Episódio 20
Episódio 21   Episódio 22   Episódio 23   Episódio 24   Episódio 25
Episódio 26   Episódio 27   Episódio 28   Episódio 29   Episódio 30
Episódio 31   Episódio 32   Episódio 33   Episódio 34   Episódio 35
Episódio 36   Episódio 37   Episódio 38   Episódio 39   Episódio 40
Episódio 41   Episódio 42   Episódio 43   Episódio 44   Episódio 45
Episódio 46   


Espero que tenham gostado dessa lembrança, bons episódios...rs!!!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TC6BC7S6ZMHP