quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Conhece ATARI ? O melhor Video Game do mundo...

ATARI 2600

           Para quem foi criança entre o final da década de 70 e toda a década de 80, conhece o produto e a marca ATARI. Se você não teve um, provavelmente jogou na casa de algum parente, primo ou amigo. Pois o ATARI 2600 se tornou ícone de uma geração, um produto que desperta muita nostagia, considerado por muitos como o melhor video game da história.

            Obviamente o ATARI não fez tanto sucesso pela sua tecnologia, pois é impossível comparar sua geração com a posterior por exemplo. Mas esse console introduziu um novo conceito de entrenimento e diversão, seus games eram simples, sua tecnologia mais ainda, mas fez a cabeça de muita gente e foi uma das pioneiras.
             A ATARI é uma empresa de produtos eletrônicos, e foi fundada em 1972,  em 1977 já havia lançado o seu primeiro console, que também criou o conceito de Video Computer System, e com esse modelo ATARI VCS iniciou suas vendas, logo viria a fabricar o maior sucesso da empresa, o ATARI 2600, que foi fabricado em 1978. Em 1983 foi trazido pela Gradiente para o Brasil.
              Um dos principais motivos alavancadores desse console foram as grandes desenvolvedoras de games, com milhares de títulos. As principais: Activision, Nintendo, Coleco, Sega.
Atari - Jogo Pac-Man
             Os gráficos eram toscos se comparados aos consoles mais modernos, eram pixels gigantes, eram pontos quadrados literalmente formando as imagens na tela, mas o que não havia de excepcional nos gráficos, havia de criatividade nos jogos, que mesmo muito simples eram extremamente divertidos, além de incentivar o raciocínio rápido, memória, agilidade, estratégia e a pratica da resolução de "problemas".
Cartucho ATARI - Jogo Adventure
             Os jogos eletrônicos trouxeram outro conceito de diversão para as crianças e para a família, e virou mania até hoje. É um indústria que cresce aos milhões por ano em tecnologia e em jogadores.

Cartucho ATARI - Jogo Frogger
             Mas quem não se lembra dos cartuchos de 8 bits do ATARI, que dava o famoso "tilte", e o jogo não pegava ? Aí você tirava, colocava meio de lado, ou assoprava pra tirar poeira, assoprava também a entrada para tirar poeira, até a hora que voltava a funcionar. E a famosa manete, tipo manche de avião com apenas um botão e que dava problema toda hora? Quebrava aos mil, principalmente quem jogava o famoso Decathlon.
             Vai dizer que você não se lembra dos famosos: Seaquest, Frosbite, Pac-Man, H.E.R.O., Enduro e um dos mais adorados River Raid, o famoso jogo de aviãozinho ? Muitos desses, era possível jogar em dupla, podendo disputar pontuação com seu colega ou até jogar ao mesmo tempo, como no caso do Boxing e o Tennis.
              Calcula-se que o ATARI 2600 tenha vendido em torno de 40 milhões de unidade e tenha mais de 900 jogos comerciais disponíveis. Parou de ser fabricado oficialmente em 1992, foi o console de maior vida útil da história, por isso marcou tanto. A ATARI lançou outros dois modelos, ATARI 5200 e ATARI 7800, mas não conseguiu o mesmo sucesso.
               Se você tá com saudade da sua infância, então pode matar a saudade agora com os vídeos abaixo e com o emulador e os jogos. Aqui no blog, nós disponibilizamos tudo, inclusive o conteúdo, se é pra matar saudade, vamos matar ela por completo....rs. No último vídeo, tem os 20 principais jogos de ATARI.
          
Vídeo do comercial de ATARI pela Polyvox em 1982:



Vídeo do comercial de ATARI em espanhol de 1980 com Pelé, Mario Andretti e Kareem Abdul-Jabbar:



Vídeo do comercial americano de ATARI em 1978 com Pelé e Pete Rose:



Vídeos com os 20 jogos mais legais e conhecidos pela molecada: 



            Abaixo estou disponibilizando para quem quiser matar mesmo a saudade, os downloads para Windows do emulador e dos jogos, são 2549 contando versões para determinadas regiões, como PAL, NTSC, entre outras coisas. Quem usar Linux ou Mac, basta fazer download de algum emulador para o seu Sistema Operacional, as ROMs (jogos) vão funcionar normalmente, abaixo segue os links:

Emulador
Jogos

         Espero que tenham gostado desse post, ótima lembrança e boa jogatina, sem vício hein...rsrs !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TC6BC7S6ZMHP