quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Capa da revista VEJA do dia (Nº 6) : 18 de Janeiro (1978, 1984, 1989)

Revista VEJA - Logo

          Post diário relembrando as capas da revista VEJA e seus assuntos principais, agora com o dia 18 de Janeiro. Lembrando que a imagem das capas pertence a VEJA e seu acervo, e se você quiser reler a revista, ou dar uma olhada em alguma matéria antiga, basta acessar o link Acervo Digital VEJA, a Abril disponibiliza a edição inteira como parte de seu acervo digital.


Capa de 1978 (Fonte: Acervo VEJA)

A edição número 489 da revista teve como capa, a sucessão na Presidência do governo militar, o último escolhido para Presidente na ditatura militar, era Joao Baptista de Oliveira Figueiredo. A matéria então expôs o que estava pra vir a acontecer nesse governo, o que era pra ser feito a partir de agora. Com essa edição especial que falava das sucessões no Brasil, ela também fez algumas matérias sobre o governo de São Paulo, e sobre os marketeiros políticos. A campanha de Magalhães, entre outros assuntos. Essa edição custou na época Cr$ 20,00.



Capa de 1984 (Fonte: Acervo VEJA)
A edição de número 802 trouxe como matéria de capa um filme, esse filme que havia sido lançado nos Estados Unidos no ano anterior e tinha se tornado bastante polêmico, se tornando também tema de discussão em diversos países por conta das possibilidades reais de haver uma guerra nuclear. O filme chamado de "O dia seguinte", era um filme de ficção-catástrofe, onde acontecia a explosão de uma bomba nuclear em Kansas City, a partir daí o nome do filme e a continuação da estória.  Nessa edição também teve uma matéria do ínicio dos comíssios no Brasil para que houvesse uma eleição direta, o que se tornou depois o movimento conhecido por "Diretas Já". Essa edição custava na época Cr$ 1500.



Capa de 1989 (Fonte: Acervo VEJA)
Na edição de número 1063, a revista trouxe uma matéria especial de capa falando sobre mais um plano do governo do então Presidente José Sarney, esse plano ficou conhecido como "Verão", na tentativa de conter a hiperinflação, e como ficavam os salários, os impostos, os preços e os recursos do governo por conta do novo plano. A revista detalhava todas as mudanças propostas pelo novo plano, quem sairia ganhando ou perdendo com o novo plano. O que se viu logo depois, foi um fracasso total com a inflação batendo os 2.105 % ao ano. Esse revista custou na época Cz$ 1950,00.



Mais uma para lembrança. Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TC6BC7S6ZMHP