segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Lembra da Conga ? Não é a da Gretchen. É o sapato Conga que as meninas usavam...

Sapato Conga Clássico Cristal


                Quem aí conhece esse sapatinho simpático? Não é nenhum sapato com alusão a música da Gretchen e sim um sapato muito famoso na década de 70 e 80, fabricado por uma das maiores fábricas de calçados brasileira, que ficou famosa também por fabricar As Havaianas, Topper, o Kichute, Bamba, entre outros. Nesses outros, está o Conga.

                Alpargatas é um tipo de lona, uma espécie de borracha leve e flexível e é esse mesmo o nome. Esse nome também serve ao nome da fábrica que ficou famosa por utilizar esse tipo de material em seus calçados.
                Essa fábrica paulista criou o famoso e saudoso sapato Conga, que era um sapato muito conhecido entre as meninas e que começou a ser fabricado na década 60, mas seu sucesso se manteve pelas décadas seguintes, e foi descontinuado na década de 90.
Sapato Conga Esporte
                Era o sapato comparável ao kichute para os meninos, até por ser um mistura de sapato com tênis. Tudo quanto é menina nas décadas de 70 e 80 usavam esse sapatinho simples, feito com alpargatas no solado e revestido de tecido na parte de cima e com esse biqueira proeminente. Simples e comfortável, era quase como obrigatório para qualquer situação.
               Foi tão popular, que muitas escolas adotaram o sapato como parte obrigatória do uniforme escolar. Por ser de tecido e por ser totalmente branco em seu modelo clássico, o sapato sujava muito fácil, para remover as manchas as meninas usavam giz de quadro para tentar esconder a sujeira que ficava agarrada no sapato. Vocês se lembram disso, meninas? rs. 
Sapato Conga Clássico
                Fez também muito sucesso devido ao seu preço, que assim como o Kichute, era um sapato muito barato. Apesar de ter sido descontinuado, ele virou um produto "cult" e voltou a ser fabricado como parte de uma estratégia de marketing voltada para produtos simples e com estilo jovial, o que novamente atraiu o mercado e logo foram lançados modelos como Conga Kids e o Conga Baby.
                Como tudo entra e sai de moda, modelos vem e vão, mas nunca são a mesma coisa que em nossa época. Entretanto deixou saudade, mais um produto da nossa infância relembrado com muito carinho. Espero que as meninas tenham boas lembranças desse sapatinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TC6BC7S6ZMHP