quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Você foi um Hippie ou conhece algum ainda?


Símbolo Hippie - Paz e Amor
           Essa vai para a galera dos anos 70 aqui no Brasil. Hippie, foi um movimento que chegou no Brasil pela década de 70, mas iniciou nos EUA na década de 60 e foi espalhado pelo mundo com o famoso cumprimento e marca do movimento "Paz e Amor", chegando ao seu auge em 1969 nos EUA com o maior festival de música popular de toda história, o festival de Woodstock.

Símbolo Hippie - As cores do arco-íris
            O movimento Hippie foi um movimento contracultura americano baseado em um pensamento ou ideologia socialista-anarquista, na qual os participantes deste movimento eram contra a guerra, as bombas, a violência e qualquer tipo de repressão da cultura americana. Iniciou principalmente devido a participação americana nas guerras internacionais, levando jovens de 18 à 21 obrigatoriamente para o campo de batalha, sendo mortos aos milhões.
            O movimento tinha várias frentes e pregrava um estilo de vida simples, mais comunitário, a pratica do nudismo, a liberdade sexual e a liberdade de expressão. Estavam sempre juntos, mas como nômades, partiam de um lugar para o outro sem paradeiro e se preocupavam com a natureza e outros aspectos da sociedade, diferentemente da tradicional cultura capitalista e autoritária americana.
Símbolo Hippie - Yin Yang
            Os jovens sempre foram a principal força do movimento, que somou-se aos soldados americanos que voltavam das guerras. Eles lutavam a favor do "amor livre" e a "não violência". Eram contra o materialismo, o totalitarismo e o descaso com as minorias. 
Hippies em WoodStock
           Eles praticavam o sexo livre e sem discriminação, ouviam rock, músicas psicodélicas, usavam roupas e calças rasgadas, criavam figuras e desenhos também psicodélicos possuíam cabelos e barbas compridos, usavam drogas como forma de libertação da mente (LSD, heroína, maconha) e produziam seu próprio sustento e alimento, praticavam também o misticismo, a meditação e outras religiões diferentes da tradicional (hinduísmo, budismo) . Os grupos viviam em comunidades participativas e igualitárias em que cada membro do grupo tinha uma função ou como nômades sozinhos ou em grupos.
Famoso carro usado por Hippies - Kombi
           Isso tudo era de um movimento rebelde e ao mesmo tempo pacifista contra o capitalismo, o materialismo e a violência. Inspirados pelos antigos movimentos pacifistas de Martin Luther King e Gandhi. E apoiados por artistas e músicos de grande sucesso naquela época.
           Em 1967 aconteceu uma das passeatas que tornaram o movimento ainda mais famoso, com o nome de "Verão do Amor" e a frase "façam amor e não guerra", com a intenção de acabar com a Guerra do Vietnã. 
Sinal de Paz e Amor
           Logo depois veio o Festival de WoodStock em 1969, com o slogan "Uma exposição aquariana: 3 dias de paz e música". O festival era pago, mas era esperado um público de 200 mil pessoas e compareceram mais 500 mil, que derrubaram cercas, tornando o festival gratuito. Tocaram nesse festival: Jimi Hendrix, The Who, Joan Baez, Janis Joplin, Richie Havens, Santana, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Joe Cocker, The Grease band, entre outros. O festival foi um sucesso, apesar de diversos problemas de infraestrutura, devido a super lotação. Também foi a partir daí que surgiu a famosa frase: "Sexo, drogas e Rock n' Roll".
             O sucesso do movimento vindo dos EUA, trouxe com eles alguns artistas influenciados no Brasil, como: Os Mutantes, Zé Ramalho, Secos e Molhados, Os tropicalistas (Caetano e Gilberto Gil), Novos baianos, entre outros. Até porque o Brasil estava a viver uma ditadura e também se inspirava no movimento contra a ditadura militar. 
Hippie Contemporâneo
             O movimento influenciou e influencia muita gente até hoje na vestimenta, no corte de cabelo, no misticismo, astrologia, na religião e até no uso de drogas. A famosa "Era de Aquarius" surgiu desse movimento Hippie e foi retratado também no famoso filme "Hair", um musical de 1979 e que fez muito sucesso.
             Até hoje ainda vemos algumas pessoas com estilo hippie, vendendo colares, brincos, aneís e outros acessórios na rua, sendo fabricados por eles mesmos. Ainda existem festivais de música de menor porte e grupos de hippies espalhados em praias e algumas regiões do Brasil. 
            E você, conhece algum hippie? Seu pai, mãe, tio ou avô, já foi um hippie? Você já foi um hippie? ou gostaria de ter sido na época? Afinal nós todos temos um pouco de hippie, se hoje temos uma determinada liberdade para fazermos diversas coisas, foi e muito influenciada por eles, Os hippies. Então boa lembrança !!!
            Segue o link para o arquivo de torrent do filme Hair (1979), um musical muito famoso:

Torrent do Filme - Hair (1979)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TC6BC7S6ZMHP