domingo, 15 de janeiro de 2012

Walkman... A Sony transformou em mito...

Sony Walkman Sports

            Walkman® é uma marca registrada da Sony Corporation. E foi com essa marca que a Sony alcançou um dos sucessos mundiais da empresa, o Walkman. O Walkman foi uma marca que definia um reprodutor de aúdio. Por ter sido portátil na época, causou uma revolução na indústria musical com as famosas tapes ou fitas K7.

Sony Walkman com Display Digital
             O primeiro Walkman foi lançado em 1979 no Japão e foi sucesso logo de cara. O sucesso pode ser comparado ao que aconteceu por exemplo com o Ipod recentemente. O Walkman com as famosas fita K7 e hoje o Ipod com a música digital. Isso mudou o conceito na época, pois você poderia carregar e ouvir onde quisesse suas músicas de preferência.
              Logo seu sucesso no Japão se espalhou pelo mundo, se tornando conceito para outras marcas. Aconteceu o que acontece quando uma marca domina o mercado de tal forma que, Walkman se tornou sinônimo de tocador de aúdio por fita K7, mesmo que fosse de outro fabricante. É o mesmo caso do achocolatado, pode ser de outra marca, mas você só chama de Nescau ou Toddy.
            Seu sucesso foi absurdo e vendeu 200 milhões de unidades. Sendo uma das maiores da história mundial em produtos eletrônicos desse tipo. Aqui no Brasil também foi sucesso e todo mundo queria ter um, principalmente nos anos 80 e começo dos anos 90. Eu não tive, mas minha irmã teve um genérico da Gradiente. Um dos que mais fizeram sucesso foi o Walkman Sports, ninguém esquece esse amarelão aí, é claro que ele vinha com rádio AM/FM.
Fita K7
               Quem não vai se lembrar da famosa fita K7 e sua nada menos famosa caneta, que ajudava a rodar a fita quando embolava, dava algum problema ou para voltar a fita para ouvir de novo quando o botão RR (Rewind) não funcionava? Ou ainda tinha que tirar a fita para ouvir o outro lado dela, e se quisesse ouvir a música de novo, tinha que voltar para achar o ponto certo, que bom que as coisas melhoram néh ?! rs
Sony Discman
               Logo depois a Sony se utilizou da marca Walkman para reprodução estéreo e lançou o também famoso Discman, que era o tocador de CD (Compact Disc). Também incluiu a tecnologia ESP (Electronic Skip Protection), que fazia a gravação antecipada na memória para evitar pulos na faixa quando havia alguns trancos no aparelho.
                Quem teve ou ainda tem guardado por aí deve ter ficado feliz de ver essas imagens ou vai resgatar no seu baú pessoal...rs. Pra quem não teve e ficava com inveja de quem tinha, também vai lembrar de qualquer jeito...rs. Então é isso boa lembrança !!!, novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TC6BC7S6ZMHP