segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pique Esconde: Você era criativo pra se esconder?

Pique Esconde (Fonte: hsw.uol.com.br)

           Como obviamente você foi criança, com certeza brincou de Pique, seja qual for o Pique. Esse pique também é um dos mais populares entre a criançada, Pique Esconde, você conhece? Claro que conhece. Pique Esconde, junto com o Pique Pega sempre foram as brincadeiras mais conhecidas e brincadas pelas crianças em qualquer lugar que fosse, pelo menos aqui no Brasil.

           Tendo um bom lugar para se esconder, com 3 pessoas, era possível brincar de Pique Esconde. Bastava escolher quem iria ficar com a cara na parede ou no muro para pegar os outros. Essa escolha era feita no famoso "zerinho ou um" ou por tamanho de palitinhos. Quanto mais pessoas brincando, melhor  claro.
          A brincadeira consistia em contar até um número combinado, podia ser 50, 100, com o rosto virado para a parede, muro ou árvore, afim de não ver os outros jogadores se esconderem. Enquanto o pegador contava, os outros jogadores tinham que arranjar algum bom lugar para se esconder. Mas esse lugar tinha que ser bom para voltar também ao local da contagem, senão iria perder de qualquer jeito com alguém te encontrando.
         Depois de contar o tempo combinado, o pegador tinha que procurar cada um e tocar nele voltando  ao lugar da contagem e dizer: "1 2 3 e o nome da pessoa", até pegar todos. O outros jogadores restantes poderiam então se arriscar e tentar fazer o mesmo, voltar ao lugar da contagem afim de se livrar de ser pego. Quem fosse o último a chegar no local da contagem, seria o pegador na próxima rodada. Tinha uma outra forma de jogar, que permitia que o pegador apenas achasse o jogador, não precisando tocar nele.
         Muita saudade dessa brincadeira, mais uma brincadeira lúdica e também com benefícios físicos para as crianças. As lembranças dessa brincadeira são várias: "as trapaças dos pegadores que contavam mais rápido ou ficavam tentando olhar aonde estavam os outros", "os famosos joelhos e mãos raladas de cair na hora de correr para não ser o último", "as risadas a cada rodada",  "os lugares mais engraçados  pra se esconder (baita criatividade)", "os gordinhos que ficavam  muito tempo como pegador" e obviamente "o cansaço e a alegria de tanto brincar".
         Mais uma brincadeira pra gente lembrar. Ótima lembrança para todos e um abraço !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TC6BC7S6ZMHP